Representantes

Trainee

SAC

SAR

Contato

Webmail

DUREINO - Perfil

Alimentar: Armazenamento, Secagem, Pré-limpeza, Preparação de Massa, Extração, Refinaria e Enlatamento (soja).
Mercado: A atuação da Dureino está desde a aquisição do grão de soja até a produção de farelo, óleo bruto e refinado de soja, para atendimento de todos os estados do Nordeste, com atuação mais forte nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Somos a única indústria genuinamente piauiense beneficiadora de soja no Piauí, encontrando-se em situação muito favorável no mercado.

Responsabilidade Social:
Família Dureino: Comemoração de datas especiais, eventos esportivos, palestras sobre saúde, educação, alimentação, higiene, primeiros socorros.
Saúde: Doação para a campanha contra o câncer de mama através de arrecadação em latas de óleo expostas nos caixas e balcões de lojas e comércios.
Meio Ambiente: Projeto Efluente Zero, evitando o desperdício de água; Matriz Energética à base de castanha de caju e derivados; Coleta diferenciada de lixo.

Presidente: João de Almendra Freitas Filho

DUREINO - Histórico

Nosso fundador é JOÃO COSTA DE ALMENDRA FREITAS, natural de Teresina, Piauí. Sua origem foi o comércio na empresa familiar Almendra Irmãos Ltda. Entretanto, sua vocação industrial já era percebida nas iniciativas de industrialização da cera de carnaúba, atividade maior da família até o início dos anos 60.

Em setembro de 1963, surgiu a oportunidade de adquirir uma empresa que operava na atividade de descaroçamento e extração de óleo de sementes de algodão. Da aquisição, surgiu uma nova sociedade denominada FREITAS LEAL S/A. Os novos empreendedores sentiram a oportunidade de redirecionar o negócio para a nova atividade, então em crescimento, que era o esmagamento de sementes de babaçu, palmácea nativa da região.

Possibilitou-se, assim, a implantação da primeira refinaria de óleos da região com foco no mercado interno, antes consumidor exclusivo de gorduras animais e óleos de algodão. Surgia, então, o óleo da marca DUREINO para babaçu e ALMENDRA para algodão.

O novo negócio mostrou-se promissor e a sociedade manteve-se até 1974, com a saída do sócio DITOSO LEAL. Nascia, assim, a USINA LIVRAMENTO IND. COM. LTDA. O desempenho positivo da nova empresa possibilitou a expansão nas áreas de cerâmica, agricultura, avicultura, construção civil, distribuição de combustíveis, de forma a facilitar futuras divisões societárias decorrentes dos naturais processos sucessórios.

Nos anos 80, o ingresso da soja, gerou uma competitividade entre o extrativismo do babaçu e a agroindústria. A oferta para consumo em grande escala desta oleaginosa, redirecionou o óleo de babaçu para consumo industrial e institucional. Surgiu a necessidade de adequar-se à nova onda desta oleaginosa que, saindo do sul e passando pelo centro-oeste, adentrava no nordeste. Assim, surge nos anos 90, as INDÚSTRIAS DUREINO S.A., com apoio do FINOR/SUDENE.

Os investimentos em recursos humanos, informática e novas tecnologias são, com certeza, um dos pontos mais fortes desta empresa que tem conquistado espaço através da segurança de um bom produto e uma excelente prestação de serviço. As INDÚSTRIAS DUREINO S. A. é hoje dirigida pelo sucessor de seu criador JOÃO DE ALMENDRA FREITAS FILHO que exerce função diretiva desde o ano de 1980.

 
Todos os direitos reservados DUREINO. Site melhor visualisado em resolução 800x600 pixels.